Em 9 de agosto de 2001, 22 dias após Jeffrey - agora conhecido como Prisioneiro FF8282 - ter sido condenado a quatro anos de prisão por perjúrio, ele foi transferido de uma prisão de segurança máxima em Londres para HMP Wayland, uma prisão de segurança média em Norfolk. Durante os 67 dias seguintes, enquanto esperava ser reclassificado para uma prisão "aberta" de segurança mínima, ele presenciou não apenas as degradações diárias de um sistema prisional perigosamente sobrecarregado, mas também o espírito e a coragem de seus companheiros de prisão.
Jeffrey Archer é um escritor britânico de grande sucesso, tendo alcançado a proeza de ser o único autor mais vendido em três categorias distintas: ficção, contos e não ficção. Ele foi membro do Parlamento Britânico e da Câmara dos Lordes, bem como vice-presidente do Partido Conservador. Sua carreira política intensa, mas turbulenta, inspirou-o a escrever inúmeras obras de sucesso, nomeadamente a aclamada série de não ficção "Diários da Prisão" (2002-2004) que relembra suas experiências durante a prisão por perjúrio em 2001.
Seu primeiro romance, "Not a Penny More, Not a Penny Less" (1974), alcançou êxito imediato, tendo inspirado uma minissérie da BBC em 1990. Continuando nessa onda de sucesso, o best-seller "Kane e Abel" (1979) também foi adaptado para a televisão pela CBS em 1985, estrelando Peter Strauss e Sam Neill. Após anos de carreira literária, suas obras continuam a cativar e surpreender leitores do mundo inteiro, como demonstrou a popular série de ficção "The Clifton Chronicles" (2011-2016).
Voir